terça-feira, 15 de setembro de 2015

Receita de água que cura baixo autoestima

Eu sei o quanto a baixa auto estima é comum entre as garotas. Sei porque já passei por isso de forma super consciente. Era meio que : “Nossa, eu preciso parar de me colocar tão para baixo e me sentir tão inferior, eu posso mais que isso.” Ao contrário de mim, algumas delas não percebem e assumem a dificuldade da auto valorização. Penso que quando se tem ciência do problema é mais fácil de tratá-lo. Você pode buscar a solução de forma mais precisa, saber onde encontrar o remédio. Afinal, através do diagnóstico obtemos a receita para buscar o medicamento específico para o problema.



A verdade é que toda mulher tem uma predisposição para ter insegurança. Isso se dá pelo fato de sermos tão sentimentais. Eu não sei explicar direito, só sei que necessitamos de afeto constantemente porque fomos criadas desta maneira, sendo chamadas de princesa, sendo seguradas no colo, recebendo afago quando nos machucamos, etc.

Fiquei me perguntando se uma dose de insegurança é boa às vezes. Talvez. Para que não sejamos egocentristas. Entretanto, em alguns momentos, a baixo auto estima e a insegurança (que é uma consequência) vêm em doses que interferem em nosso comportamento, nos tornando auto críticas, auto depreciativas; começamos a achar que somos inferiores em tudo, não temos nem a capacidade de assumir: eu sou bonita! Ou então: puxa, fiz um bom trabalho! Ou Como eu sou boa nisso! Deixamos de “estar seguras”.

Hoje, conversando entre amigas, fiquei analisando a história de uma delas. A filha, nasceu com um problema que afeta o sistema nervoso e a coluna. Geralmente, as pessoas que são acometidas não andam, tem algumas dificuldades no sistema nervoso, etc. No entanto, a filha desta amiga anda, é mega inteligente, tem 20 anos e é mais saudável do que muita gente por aí. Ela é um milagre. Minha amiga conta que os médicos se surpreendem com a situação de sua filha. Enquanto ela relatava algumas de suas muitas dificuldades para nós hoje de manhã, pude ver em seus olhos poços de gratidão. Ela afirmava tão convicta o quanto Deus é bom, e o quanto Ele cuida e cuidou dela e de sua filha durante vários processos e dificuldades que elas tiveram que passar. Enquanto isso, outra amiga dizia: - E é por isso que você não tem tempo de ter baixo auto estima! Sabe, é bem verdade isso que ela disse. Se formos parar para pensar no cuidado de Deus para nós, a baixo auto estima chega a se tornar uma forma de ingratidão. Não gosto muito de pensar: - Não se sinta ruim porque existem pessoas em situações piores que você. Acho que cada um vive seu próprio caos. E comparar suas dificuldades com as dificuldades de outras pessoas só nos leva a reforçar o “talento” que temos de olhar para outras pessoas em vez de nos concentrarmos em nós mesmos e resolvermos nossas próprias questões, o que é um grande desafio.

Jesus entende as mulheres. Ele entende que às vezes passamos por isso. Em contrapartida Ele oferece a água viva. Uma água que quem bebe, não tem mais sede. Satisfação íntegra. Para nos sentirmos suficientemente completas. Se você for suficientemente completa terá a segurança de que precisa, reconhecerá seu próprio valor. Não por soberba, mas porque ele tem em mente que se Jesus Cristo a ama, porque você não seria capaz de se amar?

Em João, capítulo 4, versículo 3 a 30, Jesus teve uma conversa com uma mulher que já havia tido cinco maridos e estava com um homem que não era dela. Ela saía a buscar água num horário que era pouco movimentado por medo do julgamento da sociedade. Esta mulher com certeza carecia de afeto. Ora, estava com um sexto indivíduo e provavelmente não tinha amigos. Pela condição que ela era vista sua família (se é que possuía) também não estava com ela. Foi quando o Amor apareceu em sua vida. Jesus Cristo. Ele lhe pediu um pouco de água; estava bem cansado da viagem longa a pé que estava fazendo. Ela retrucou Jesus relembrando-o que o povo dela e o povo dele não tinham um bom relacionamento. Imagino Jesus pensando: -Acho que ela não entendeu bem. Então Jesus disse a ela que se ela ao menos soubesse quem falava com ela, ela lhe pediria água. Engraçado né? E Jesus ainda acrescentou que Ele lhe daria água VIVA. A mulher não entendeu; disse a Ele que o poço era fundo demais, onde então ele encontraria água viva? Ela perguntou se Jesus era melhor do que o dono do poço (Jacó) pois daquele poço haviam bebido toda a família de Jacó e até seus animais.  Jesus disse a ela que quem bebesse dessa água teria sede outra vez. Entretanto, aquele que bebesse da água que ele desse nunca mais teria sede, pelo contrário, essa água seria uma fonte dentro daquele que bebesse a água a jorrar para a vida eterna. Eu imagino ela olhando um instante em silêncio. Ela disse: então me dê para que eu não tenha mais que vir aqui buscar e nem sinta mais sede. Ela ainda não havia entendido. Jesus resolveu “falar a língua” dela e disse: então vai e chama teu marido e venha. Ela deve ter respondido rápido e intuitivamente: eu não tenho. Ele então resolveu mostrar que tinha acesso ao coração dela. O texto original diz que Jesus disse: Bem disseste, não tenho marido; porque cinco já tiveste, e esse que tens não é o teu marido, isto disseste com verdade. Vejo Jesus arqueando as sobrancelhas e descendo as pálpebras concordando com a cabeça para dizer isto. O fim da conversa você terá que ler em João 4: 10-30. Tem um bom fim a história. Jesus revela sua identidade àquela mulher e ela sai anunciando às pessoas e muitos samaritanos creram em Jesus por causa do testemunho daquela mulher (v. 39). Eles reconheceram que Jesus era o Salvador deles e do mundo inteiro (v.42) 

Peça a Jesus que lhe dê água viva. Essa água lhe fará completamente satisfeita.

Busque se preencher em Deus.  NEle encontrará a medida suficiente de amor e valorização que precisa. Não para se sentir melhor do que ninguém, mas também deixe a baixo autoestima te limitar, fazendo com que ache que seja capaz de realizar algo bem feito, ou que não é tão bonita assim. Procure ler a bíblia frenquentemente, e cultivar o relacionamento com Jesus através da oração frequente. Você tem muito valor. Acredite nisso. Pare de se limitar, você é capaz de fazer um bom trabalho. Você é extremamente útil. Não se esqueça: você é linda, mesmo que não ouça isso o tempo todo. Jesus é auto confiança de que precisa, se for amiga dELe, não vai se sentir inferior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário